100%

Municípios devem participar do dia D de vacinação contra gripe

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será no próximo sábado, 12 de maio, e os Municípios brasileiros devem participar da iniciativa, que propõe maior proteção da população brasileira contra o agravo. A ação promovida pelo poder público federal, em parceria com Estados e Municípios, começou em 23 de abril e vai até dia 1º de junho.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a atuação dos governos locais é fundamental para garantir o sucesso da mobilização, que prevê reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza. A entidade lembra que a prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado, com as seguintes ações:

  • evitar manter contato muito próximo com pessoa  infectada;
  • lavar frequentemente as mãos com água e sabão e evitar colocar as mãos no rosto, principalmente, na boca;
  • ter sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos estejam sempre esterilizadas;
  • manter hábitos saudáveis, com alimentação baseada em bastante verduras e frutas;
  • beber bastante água;
  • não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e
  • se achar necessário, utilizar máscara para proteger de gotículas infectadas que possam estar no ar e evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

A CNM aponta para a reponsabilidade dos gestores municipais de disporem de ambiente adequado, materiais e insumos suficientes, equipe qualificada para as campanhas de vacinação, assim como na continuidade das ações preventivas em âmbito local.

Redução
Estudos mostram que a vacina pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Diante dos números, apesar de não fazer parte do Calendário Nacional de Saúde, a campanha de vacinação ocorre nesse período específico, de maior circulação do vírus, que vai do final de maio até agosto.

A recomendação é que a imunização ocorra antes do início do inverno, que começa em junho, uma vez que o organismo leva de duas a três semanas, em média, para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe. Dados do governo contabilizam 392 casos de influenza e 62 óbitos, até 14 de abril. Do total, 190 casos e 33 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 93 casos e 15 óbitos. Ainda foram registrados 62 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 47 casos e 8 óbitos por influenza A não subtipado.

Prioridade
O dia D vai priorizar o grupo prioritário da campanha. Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas ¬ até 45 dias após o parto –, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Com informações do Conasems e do MS


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Primeira sessão ordinária de 2019
Primeira sessão ordinária de 2019

Anderson Joaquim dos Santos (PSD) assumiu a presidência do poder legislativo de Balneário Gaivota após ser eleito por unanimidade em dezembro de 2018.

A sessão nesta segunda-feira inicia às 18h15min e conta com uma explanação do executivo sobre a previsão orçamentária sobre os investimentos para o ano de 2019.

XXII Marcha: mais de 1200 gestores municipais já se inscreveram
XXII Marcha: mais de 1200 gestores municipais já se inscreveram

As inscrições para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios estão a todo vapor. Gestores municipais de todo o Brasil já garantiram participação neste que é o maior evento municipalista da América Latina. Já são mais de 1200 inscrições, sendo 763 somente de prefeitos. O prefeito de Boa Vista (PB), André Gomes, já confirmou a participação dele. “Vamos participar ativamente junto com toda delegação da Paraíba”, completou. A Confederação Nacional de...

Abastecimento de água em Brumadinho e Municípios da região fica comprometido
Abastecimento de água em Brumadinho e Municípios da região fica comprometido

Preocupadas com o abastecimento de água em Brumadinho e nos demais Municípios da região, as áreas técnicas de Saneamento e Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estão buscando informações em vários órgãos do Estado de Minas Gerais sobre os possíveis impactos no abastecimento de água. O objetivo é alertar e orientar os gestores e a população. Em contato com a área de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM), foi constatada a...

Gestores aguardam nova versão do Siops para homologar dados da saúde
Gestores aguardam nova versão do Siops para homologar dados da saúde

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre o envio e a homologação das informações dos gastos na saúde pública, exercício de 2018. A nova versão 2.7.0 do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops), disponibilizada pelo Ministério da Saúde neste mês, ainda não homologa os dados informados, conforme Comunicado CSIOPS 001/2019, da Coordenação do Siops. Para os gestores, a orientação é que alimentem o sistema com...

FPM: CNM divulga balanço de 2018 e perspectivas para 2019
FPM: CNM divulga balanço de 2018 e perspectivas para 2019

As notas divulgadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) a cada 10 dias sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) possibilitam aos gestores acompanhar o comportamento e a evolução dos repasses. Com o encerramento de 2018 e início de 2019, a entidade realizou um estudo sobre os valores do ano anterior e as perspectivas para os próximos 12 meses.A conclusão é de que há um cenário econômico positivo, com histórico, indicadores e projeções otimistas, mas vale...

Saúde atualiza tabela de repasses do Piso Fixo de Vigilância Sanitária para Municípios
Saúde atualiza tabela de repasses do Piso Fixo de Vigilância Sanitária para Municípios

Nesta quarta-feira, 23 de janeiro, entrou em vigor a Portaria 75/2019, que atualiza o repasse de recursos financeiros federais referente ao Piso Fixo de Vigilância Sanitária (PF-Visa), do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde para os Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à execução das ações de vigilância sanitária, em função de ajuste populacional. A tabela do PF-Visa foi atualizada com base na estimativa populacional feita pelo Instituto...

Lorenzoni confirma participação do governo na XXII Marcha
Lorenzoni confirma participação do governo na XXII Marcha

Prevista para ocorrer entre os dias 8 e 11 de abril, o maior evento em número de autoridades políticas da América Latina, a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai coincidir com os 100 dias de governo do presidente da República, Jair Bolsonaro. Na manhã desta quarta-feira, 23 de janeiro, após reunião com o governo para debater questões dos venezuelanos no Brasil, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou ao presidente da Confederação Nacional de...